Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Ministério Público instaura processo para investigar morte de cães em Divinópolis.

Ministério Público instaura processo para investigar morte de cães em Divinópolis.

Animais mortos encontrados no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) serão levados para exames laboratoriais em Formiga.
O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou na tarde desta quarta-feira (21) processo para investigar a morte de cães encontrados pela manhã dentro de um freezer no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) de Divinópolis.

De acordo com o coordenador Regional das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente da bacia Alto São Francisco, o promotor Leandro Wili, foi pedido à Polícia Militar de Meio Ambiente que recolha o corpo dos animais e encaminhe para o Centro Universitário de Formiga (Unifor), para a realização de exames laboratoriais.

A situação foi denunciada por membros da Sociedade Protetora de Animais de Divinópolis (Spad), que localizaram os animais.


Cães estavam mortos dentro de um freezer em Divinópolis (Foto: Spad/Divulgação)

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que os animais encontrados dentro dos freezeres do Crevisa são animais em que os testes deram positivo para leishmaniose e os donos assinam autorização para o procedimento. Há animais que estavam em estado terminal com laudo assinado pelo médico veterinário.

"Queremos verificar o motivo deles [cães] terem sido eutanasiados, se realmente havia doença que realmente justificasse o sacrifício. Existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária que traz todas as diretrizes para que haja a eutanásia desses animais", explica o promotor.

O promotor destacou que o laudo pericial deve ficar pronto na próxima semana. A partir disso, o MPE analisar quais providências a serem tomadas.

Entenda o caso:

De acordo com a diretora da Spad, Íris Moreira, os animais mortos foram encontrados por alguns membros da instituição. Entre os cães eutanasiados, havia filhotes, incluindo um cachorro da raça dálmata que, conforme Íris, seria resgatado pelos protetores.

Sobre o dálmata, a assessoria da Prefeitura informou que ele foi encontrado abandonado agonizando em um lote nesta terça-feira (20).

"Seguindo a legislação vigente, e de acordo com o laudo do médico veterinário, para evitar sofrimento ainda maior ao animal, ele precisou ser eutanasiado. O animal estava caquético, com os membros traseiros paralisados, com miíase [bicheira] nas patas dianteiras, com secreção purulenta no corpo", declarou a assessoria.

Por fim, a Prefeitura destacou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) implantou um programa para controle da transmissão da leishmaniose visceral no município. Nesta terça-feira, os agentes de saúde recolheram sete cães no Bairro Niterói para realizar a castração, que também faz parte do programa implantado em Divinópolis.

Ainda conforme a administração, depois do período pós-operatório e, seguindo as normas do manual do Ministério da Saúde, os cães serão devolvidos aos donos e, se forem de rua, serão deixados no mesmo local recolhido.

Fonte: g1.globo.com

Data da postagem: 22/03/2018 - id 8566

« voltar para o blog