Menu
Blog
Leia nosso Blog

05/04 -Campanha mundial em favor do bem-estar dos animais presente na Expogrande 2008

A WSPA, World Society for the Protection of Animals assina com a Superintendência Federal da Agricultura do MS carta de intenção que será encaminhada à ONU.

 

 Um pequeno passo, mas, ainda assim, uma grande vitória na defesa dos animais. Esse é o significado da carta de intenções assinada ontem à tarde durante a Expogrande. O documento coloca Mato Grosso do Sul no cenário mundial como participante da campanha “Para mim os animais importam”.

 

A campanha diz respeito a um abaixo-assinado pela Declaração do Universal de Bem-Estar Animal, que já conta com mais de um milhão de assinaturas, entre elas Jackie Chan, Miranda Richardson e, no Brasil, Luigi Baricelli, Rubens Ewald Filho e Evandro Mesquita. O objetivo é atingir o marco de 10 milhões de assinaturas e tê-la aprovada na Assembléia Geral das Nações Unidas. Com a declaração, os animais serão reconhecidos como seres sencientes, ou seja, “seres dotados de sensibilidade, merecedores por esse motivo da consideração e respeito devidos”.

 

Assinaram o documento a Secretária de Estado da Produção e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; Orlando Baez, Superintendente Federal de Agricultura no Estado; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV - MS), Dr. Osmar Bastos. A responsável pela coleta das assinaturas foi Ingrid Eder, Gerente de Campanhas da WSPA-Brasil.

 

Anfitriã da WSPA em Campo Grande, Maria Lúcia Mettelo, presidente da ONG Abrigo dos Bichos, afirma que “O clima entre os protetores é de muita esperança. A expressiva presença da WSPA em Campo Grande somada ao comprometimento do poder público é sinal de que as coisas podem melhorar. Precisamos agora é do ingrediente mais importante: a conscientização de todos os indivíduos de que o bem-estar, a proteção animal é uma responsabilidade não só do Estado, mas de cada um de nós.”

 

Na Expogrande 2008, o Abrigo dos Bichos divide estande com a Superintendência Federal de Agricultura de MS, a CONAB/MS e a Associação dos Produtos Orgânicos do MS. Durante o evento, todos os visitantes poderão deixar seu registro no abaixo-assinado. E na internet, quem quiser também ajudar a concretizar o primeiro acordo internacional sobre bem-estar animal pode deixar o voto no endereço:

http://www.animalsmatter.org/abrigodosbichos_BR

 

 

A WSPA

 

A Sociedade Mundial de Proteção Animal tem sede em Londres e está presente em 153 países, através de uma rede de mais de 880 afiliadas, dentre as quais a campo-grandense Abrigo dos Bichos. Criada em 1981, alcançou o status de ser a única organização de bem-estar animal considerada como órgão consultivo pela ONU e pelo Conselho Europeu.

 

Outra campanha internacional trazida à Expogrande é a “Trate com Cuidado”, que diz respeito às condições como são realizados os transportes a longa distância de animais destinados ao abate.

 

Em todo o mundo, mais de 60 bilhões de animais de várias espécies são criados todos os anos com o objetivo de servir de alimento aos seres humanos. Até o abate, a maioria é transportada por longas distâncias. Sem proteção, sofrem maus-tratos, passam fome e sede, frio e calor extremados: um sofrimento desnecessário que, além de tudo, gera perdas econômicas ao criador. Durante o evento, o Abrigo dos Bichos pretende fornecer esclarecimentos aos criadores e cidadãos em geral sobre as vantagens do abate realizado de acordo com os princípios do bem-estar animal.

 

Para mais informações, basta acessar os sites a seguir:

 

- Sobre a campanha ‘Para Mim os Animais Importam’: http://www.animalsmatter.org/

- Sobre a campanha ‘Trate com Cuidado’: http://www.handlewithcare.tv/br/

- Sobre a WSPA: http://www.wspabrasil.org/

 

O Abrigo dos Bichos

 

A Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal “Abrigo dos Bichos" é uma Associação Civil de Direito Privado, de caráter sócio-ambientalista, sem fins lucrativos, fundada em 2001, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

 

Sua missão é “Preservar a Saúde Pública Respeitando a Vida Animal”. A instituição é mantida com doações e o trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas de formação.

 

Conheça o nosso site: www.abrigodosbichos.com.br

 

 

Cláudia Zwarg
Ass. Imprensa Abrigo dos Bichos
+55 (67) 8127-2861
imprensa@abrigodosbichos.com.br
www.abrigodosbichos.com.br

Fonte: Abrigo dos Bichos

« voltar para o blog