Rio vai contar com unidade móvel para castração de animais de rua.

Rio vai contar com unidade móvel para castração de animais de rua.

Trailer é adaptado para prestar serviços de castração de cães e gatos. 'Temos em torno de 600 mil animais jogados nas ruas do Rio', diz Luiz Carlos Ramos Filho, vereador e autor do projeto.

Os animais que vivem nas ruas do Rio vão passar a contar com um serviço de castração gratuita. Nesta terça-feira (8), a Prefeitura do Rio sancionou lei que permite a criação do ‘Castramóvel’ - Unidade Móvel adaptada para prestação de serviços de castração de animais domésticos caninos e felinos.

O vereador Luiz Carlos Ramos Filho (Pode), autor do Projeto de Lei e atual presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara, calcula que 600 mil animais estão em situação de abandono nas ruas da cidade.

“Aqui no Município do Rio a situação está muito grave. Com a crise financeira, as pessoas estão abandonando os bichos, principalmente os idosos, que ficam doentes e dão mais despesa. Não é um equipamento caro e vai ajudar no controle populacional”, diz Ramos Filho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil são mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.

Cães de moradores de rua recebem um dia de luxo na capital mineira (Foto: Marcella Gasparete)

“O próximo passo agora é marcar um encontro com o prefeito Marcelo Crivella, ver a viabilidade do projeto e tentar colocar isso em prática ainda este ano. Há vários preços dos equipamentos para que a gente possa colocar na cidade, pelo menos um por área de planejamento. Um veículo móvel custaria entre R$ 100 mil a R$ 200 mil. Não seria bem um ônibus, e sim, uma espécie de trailer. Não sabemos ainda qual secretaria vai tocar isso, mas poderia ser a Subsecretaria de Bem-estar Animal ou a Vigilância Sanitária, que também trata da causa dos animais. Mas acredito que o prefeito colocará na subsecretaria de Bem-estar Animal ”, explica o vereador.

 

Castramóvel

O projeto prevê que a unidade móvel tenha a presença de dois médicos veterinários cirurgiões, um médico veterinário anestesista, dois auxiliares de serviços veterinários, dois motoristas, um agente administrativo, um auxiliar de serviços gerais e um palestrante, bem como profissionais que se fizerem necessários para atingir a meta: findar com os animais errantes na cidade.

Além dos profissionais, a unidade será equipada com duas mesas de cirurgia, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais e outros materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto.

"Nossa intenção é que cada unidade Castramóvel faça a castração de 50 animais nos dias úteis e 25 animais nos finais de semana, totalizando 15,6 mil animais por ano, número este que poderá ser ampliado na medida da disponibilidade de recursos", adianta o parlamentar.

ID: 8700