Após liberação de verba, resgate de gatos começa em Campinas

Após liberação de verba, resgate de gatos começa em Campinas

A Secretaria de Saúde liberou verba para a castração de 100 animais.
Gatos resgatados vão para a adoção em página de rede social.

Do G1 Campinas e Região

  •  
Gatos da lagoa do Taquaral, em Campinas, irão passar por uma programa de castração (Foto: Arquivo pessoal / Mária Célia Inácio)Belinha é uma das gatas que já está disponível
para adoção. (Foto: Mária Célia Inácio)

Protetores que cuidam dos gatos abandonados na lagoa do Taquaral, em Campinas (SP), comemoram a liberação de verba pública no valor de R$ 8 mil para a castração desses animais. O projeto foi anunciado em junho, mas o dinheiro só foi liberado na última quinta-feira (27), pela Secretaria de Saúde.

Na manhã desta sexta-feira (28) começou a captura dos gatos, que antes de castrados devem ser identificados. Após a castração, os animais irão para adoção na internet. 

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa de Proteção Animal, Flávio Lamas, devem ser esterilizados cerca de 100 dos 130 animais que vivem no local. "A ação é necessária para evitar a proliferação dos gatos", explica Lamas, que considera elevado o número atual de animais abandonados no parque Taquaral. A castração vai ser feita em uma clínica particular credenciada pela prefeitura.

A ação também conta com a instalação de placas informativas no interior do parque com alertas  sobre o abandono de animais e contatos da prefeitura e da Delegacia de Defesa do Animal para denunciar casos como esse.

O trabalho de busca e captura dos gatos é feito por protetores voluntários. Para a veterinária e protetora Regina Cruz, o número de interessados é pouco para a quantidade de trabalho envolvido nessa ação. "Às vezes levamos até oito horas para conseguir capturar um animal", explica. Outro problema, segundo a veterinária, é a dificuldade para se reunir os voluntários. "Todos trabalham, então ficamos limitados aos finais de semana", explica.

Adoção

A relação de animais disponíveis para a adoção está disponível em uma página do Facebook. Os interessados também podem entrar em contato através do e-mail [email protected]

Gatos da lagoa do Taquaral, em Campinas, irão passar por uma programa de castração (Foto: Arquivo pessoal / Mária Célia Inácio)Gatos da lagoa do Taquaral, em Campinas, irão passar por uma programa de castração.
(Foto: Arquivo pessoal / Mária Célia Inácio)
ID: 541